Conheça os 5 motivos para escolher o AgroReceita
Sumário
Se você comercializa ou faz uso de defensivos agrícolas ou biológicos, deve saber da importância do receituário agronômico para a prescrição desses produtos.
O receituário agronômico é um documento obrigatório que acompanha a venda e a compra dos defensivos e deve ser prescrito por profissionais legalmente habilitados, como: engenheiros agrônomos ou florestais e técnicos agrícolas.
Deve ser emitido de acordo com as informações constantes nas bulas dos produtos, seguindo as recomendações dos fabricantes e das legislações dos órgãos competentes.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais!
Dificuldade na emissão dos receituários agronômicos
O grande problema na emissão dos receituários é que a legislação brasileira é extensa e não padronizada nos estados brasileiros. As bulas dos produtos registrados no Brasil, também, estão sempre passando por mudanças, dificultando o acompanhamento das atualizações.
Outra questão é a fragilidade dos sistemas de emissão de receitas existentes que não contemplam a totalidade da legislação vigente, permitindo que o usuário altere as informações em desacordo com as recomendações das bulas dos agroquímicos.
Esses fatores dificultam a emissão do receituário de forma manual, demandando um tempo maior no preenchimento das informações obrigatórias, podendo induzir o responsável técnico ao erro.
A emissão do receituário no formato digital ou eletrônico, também, pode ser considerada uma dificuldade, quando realizada por sistemas que não possuem um banco de dados atualizado, conforme dados do Mapa. Ou, ainda, que não contemplam a totalidade da legislação vigente.
Conheça os 5 motivos para escolher a AgroReceita:
- Desenvolvido por uma empresa especialista na legislação de produtos químicos.
O AgroReceita foi desenvolvido pela Sudeste Online, empresa especialista na legislação de produtos químicos, com 22 anos de tradição no mercado de agroquímicos. A experiência ao longo desses anos proporcionou o conhecimento técnico para criar a melhor plataforma na emissão do receituário agronômico.
- Permite o controle dos produtos aptos e não aptos por estado
As empresas que comercializam ou fazem uso de defensivos agrícolas e os profissionais técnicos habilitados para emissão de receituários agronômicos devem acompanhar os produtos que são aptos na comercialização em seu estado, evitando assim a comercialização de produtos proibidos, aplicação indevida e a emissão de receitas incorretas.
O AgroReceita possibilita o controle dos produtos aptos e não aptos conforme exigências regulatórias de cada estado, não permitindo a emissão de receitas para os produtos não aptos por estados.
- Auxilia as empresas no cumprimento de outras legislações relacionadas a produtos químicos.
Além do receituário agronômico, o AgroReceita disponibiliza em seu Plano Pró, dois outros documentos para o cumprimento da legislação de produtos químicos: a FDS (ou FISPQ) – Ficha com Dados de Segurança e a Ficha de Emergência.
A FDS (FISPQ) é um documento normalizado pela ABNT NBR 14725:2023 que traz informações essenciais sobre os perigos de uma substância ou mistura.
A Portaria nº 229/11 do MTE- Ministério do Trabalho (que altera a Norma Regulamentadora- NR 26- Sinalização de Segurança) exige que o fabricante ou o fornecedor de substâncias ou misturas, elaborem e disponibilizem a FDS (FISPQ) de todos os produtos químicos utilizados na empresa para todos os trabalhadores.
A Ficha de Emergência para o transporte de produtos perigosos, que contém informações importantes sobre o produto químico que está sendo transportado, apresentando os seus principais riscos em caso de acidente, bem como as medidas a serem adotadas em situações de urgência e emergência.
Apesar da Resolução ANTT 5998/22 ter retirado a obrigatoriedade da Ficha de Emergência e do Envelope para o transporte, permanece obrigatório, conforme o Art 29, fornecer as informações, sempre que solicitado, sobre o produto transportado e esses dados estão contemplados na Ficha de Emergência, que apresenta, de forma resumida, todas as informações relevantes sobre o produto químico.
- Interface intuitiva e amigável
O AgroReceita foi desenvolvido a partir de um conjunto de estratégias mais assertivas de UX (User experience) e UI (User interface), que considera o comportamento do usuário, tornando os processos mais ágeis e seguros.
- Não permite a digitação de dados em desacordo com a bula dos produtos
Por possuir um banco de dados em atualização constante e não permitir a digitação de dados em desacordo com a bula dos produtos, não induz o usuário ao erro. Em apenas 1 minuto, é possível realizar a emissão das receitas, de maneira prática e segura.
Confira na demonstração abaixo e veja como é fácil emitir o seu o receituário agronômico com a AgroReceita em até 1 minuto:
Exemplo da emissão digital de receituário agronômico (Fonte: AgroReceita)
Funcionalidades AgroReceita:
Aplicativo AgroReceita
API de Integração
A API de integração do AgroReceita permite a comunicação e a troca de informações com sistemas ERPs existentes, retornando os dados de forma rápida e segura para a emissão do receituário agronômico.
Compendio de Defensivos Agrícolas
O Compêndio Agrícola realiza a consulta fitossanitária dos produtos agroquímicos registrados no Brasil, auxiliando o responsável técnico no diagnóstico e na prescrição do produto mais indicado para determinado alvo ou problema. Disponível na versão web e Android.
Homologação junto as Defesas Agropecuárias
O AgroReceita permite o envio automático das informações referente a emissão do receituário agronômico às Defesas Agropecuárias, cumprindo com as obrigações legais de cada estado, otimizando todo o processo das informações, de forma simples, segura e sustentável.
Relatórios essenciais para a melhor gestão do seu negócio
O AgroReceita faz o uso de duas tecnologias para a prescrição do receituário agronômico com assinatura digital e eletrônica: a criptografia Hash SHA 256, assegurando a autenticidade na emissão destes documentos.
Emissão das receitas com assinatura digital e eletrônica.
O AgroReceita faz o uso de duas tecnologias para a prescrição do receituário agronômico com assinatura digital e eletrônica: a criptografia Hash SHA 256, assegurando a autenticidade na emissão destes documentos.
Controle de ARTs e TRTs
Com o cadastro de ARTs e TRTs do AgroReceita os responsáveis técnicos responsáveis pela prescrição dos defensivos agrícolas possuem total controle na emissão desses documentos, de acordo com as exigências de cada estado.
Agenda e CRM
Com o CRM da AgroReceita você ganha mais tempo e produtividade, focando no que mais importa: o relacionamento com os seus clientes. Além de agendar suas tarefas diárias, reuniões ou visitas no campo com seus clientes com a Agenda da AgroReceita!
Quer começar a emitir o Receituário Agronômico de maneira rápida, prática e segura?
O AgroReceita, disponibiliza informações com preenchimento automático de dados como: dosagem recomendada, número máximo e mínimo de aplicações, fase da cultura, solo ou do estágio do problema, volume de calda, intervalo de segurança, modalidade e época de aplicação.
Conheça a AgroReceita e faça o teste grátis agora mesmo.
Leia também:
Receber newsletter