Safra de verão: como planejar vendas de defensivos agrícolas

Produtor rural comprando defensivos agrícolas em revenda agrícola

Sumário

O planejamento de vendas de defensivos agrícolas para a safra de verão deve ser feito com base na análise dos dados e projeções futuras. Veja 10 etapas para isso!

Sua revenda ou cooperativa agrícola pode vender muito mais defensivos agrícolas na safra de verão e isso é possível a partir de um planejamento baseado em dados.

Comparativos de vendas, avaliação da carteira de clientes, produtos mais vendidos, variação dos preços dos defensivos, estabelecer metas e prazos, usar métricas de avaliação e fazer ajustes são essenciais neste processo. 

Isso pode ser feito por meio de ferramentas de business intelligence e dos relatórios de receituário agronômico, que oferecem uma análise ampla e segura para a sua estratégia de vendas. Leia mais neste artigo!

Importância do planejamento para a safra de verão

A safra de verão é a principal época de produção agrícola no Brasil, sobretudo de grãos, como soja e milho, 1ª e 2ª safras, e por isso é uma ótima oportunidade para a venda de defensivos agrícolas.

No entanto, para que haja sucesso nas vendas, é preciso um planejamento estratégico, que pode ser dividido em 10 etapas e são essenciais para causar impactos positivos nos resultados finais.

1. Análise de dados de vendas anteriores

O passo inicial para o seu planejamento estratégico de vendas de defensivos agrícolas para a safra de verão é a análise de dados referente aos anos anteriores.

Por isso, faça uma consulta ao seu banco de dados e, se possível, um resumo dos relatórios produzidos, com os principais insights obtidos e metas alcançadas.

Assim, você terá uma clareza sobre quais objetivos podem ser alcançados com maior objetividade e assim focar no que gera mais lucro.   

Uma das análises mais interessantes de serem feitas é a do KPI de vendas, para avaliar medidas de desempenho entre os anos anteriores e estabelecer metas reais.

2. Projeções futuras e tendências do mercado

A partir dos dados dos anos anteriores, faça projeções futuras de vendas, baseadas também nas tendências do mercado.

Atualmente, uma análise importante a ser feita é o comparativo entre as vendas de defensivos agrícolas químicos e biológicos.

Se sua empresa ainda não atua com biológicos, procure ver essa possibilidade, tendo em vista que este é um mercado em ascensão: na safra 2023/2024, por exemplo, houve crescimento de 15% nas vendas e a tendência é de crescimento na safra 2024/2025.

3. Avaliação da carteira de clientes

Faça uma revisão da sua carteira de clientes, sobretudo os seus dados de contatos e quando foi a última atualização. Atualize a sua carteira a cada safra e crie mecanismos na sua empresa para que isso seja feito de forma automática.

Use ferramentas de CRM para enviar e-mails para seus clientes pedindo gentilmente que eles atualizem os dados cadastrais, caso achem necessário.

Com a carteira atualizada, faça a segmentação da sua base de clientes e identifique oportunidades de vendas.

4. Identificação dos produtos mais vendidos

Ao avaliar sua carteira de clientes, é possível verificar, por exemplo, quais tipos de produtos estão sendo consumidos mais e em quais épocas.

Os produtos biológicos citados anteriormente são um bom exemplo disso. Em quais culturas a sua base de clientes usa esses produtos, em quais épocas e para qual objetivo?

Faça essas análises e pense já em aumentar o estoque daquilo que for tendência, para assim promover aqueles que forem mais populares.

Uma boa orientação técnica sobre esses produtos junto aos fabricantes é essencial também para reforçar a importância e a eficácia desses produtos.

5. Variação dos preços dos defensivos agrícolas

Outra etapa importante é o acompanhamento da variação dos preços dos defensivos, que deve ser constante, não só antes do planejamento de vendas.

Assim, fique atento a relatórios de consultorias especializadas em análises de mercado no agronegócio, ou mais especificamente em produtos para proteção de cultivos.

Aliado a isso, verifique a possibilidade de ajustar preços dos seus produtos conforme o mercado e demanda, bem como realizar ações pontuais para impulsionar vendas.

Produtor rural mostrando embalagem de defensivo agrícola

Produtor rural mostrando embalagem de defensivo agrícola. (Fonte: Canva)

6. Estabelecimento de metas e prazos

Trabalhe com metas de vendas realistas sempre. Procure impulsionar o seu negócio com ferramentas que você tem à mão, fazendo o maior proveito delas, sendo o capital humano (sua equipe de vendas) a principal.

Defina junto com a sua equipe as metas a serem alcançadas, sendo estas as mais realistas possíveis, e estabeleça os prazos, que a depender do produto, pode ser mais amplo do que o período da safra de verão, de outubro a março.

7. Uso de ferramentas de business intelligence

Ferramentas e softwares de BI, a exemplo, do Power BI ou do Tableau, são de grande valia para uma melhor análise e visualização dos seus dados e a obtenção de insights valiosos para o seu negócio.

Por isso, tenha uma equipe para cuidar exclusivamente dessas análises, que faça a estruturação de dados sempre que necessário, bem como as atualizações. Assim, você ganhará tempo na produção de relatórios gerais ou segmentados de vendas.

8. Ações de marketing

Após seguir todas as estampas acima, estabeleça um plano de marketing, que pode ser geral e segmentado por produto ou por grupo de clientes. Defina um valor a ser investido em cada ação e o prazo de exibição de acordo com as prioridades e alcance estimado das divulgações.

Faça também ações em redes sociais, em meios de comunicação locais, trabalhe com influencers digitais do agro e promova a sua marca junto à comunidade onde está inserida, fortalecendo a imagem de referência em vendas de defensivos agrícolas e excelência dos serviços. 

9. Relatórios de receituário agronômico

Uma boa opção para apoiar a sua estratégia de vendas é por meio dos relatórios de receituário agronômico da AgroReceita, que auxilia na gestão do seu negócio.

Os relatórios oferecem dados de receitas emitidas, produtos mais vendidos, monitoramento de alvos mais frequentes por cultura e período, emissão de ARTs/TRTs.

Além disso, esses relatórios auxiliam no monitoramento de locais de aplicação, devolução e responsáveis técnicos, o que permite uma análise abrangente das receitas emitidas, otimizando a estratégia de vendas.

10. Métricas de avaliação e ajustes necessários

Ao longo da execução das vendas, aplique métricas de avaliação, verificando pontos que precisam de melhoria, bem como se o que está ocorrendo na realidade da sua revenda ou cooperativa agrícola é esperado pelo planejamento.

Afinal, situações inusitadas estão sempre suscetíveis de ocorrer e é preciso agir rápido, conforme cada situação. Você não precisa ter um plano B para tudo, mas saber o que fazer para fazer os ajustes necessários e se manter nos trilhos.

Com a AgroReceita, você tem em mãos dados das receitas emitidas, através de relatórios fáceis de entender, indicadores essenciais para a gestão do seu agronegócio, como, por exemplo:

  • produtos mais comercializados pela sua empresa;
  • monitoramento dos alvos mais frequentes por cultura e período;
  • entre outros. 

Confira o depoimento do Luis P. Fazião, engenheiro agrônomo da Cooperativa Agropecuária da Média Noroeste e veja como ele otimizou suas vendas utilizando os relatórios e métricas da AgroReceita:

“Em relação aos relatórios do AgroReceita, facilitou na compra de produtos, pois tomamos como base o mês anterior em relação aos produtos mais comercializados ou vendidos, assim podemos atender melhor nosso cooperado sem que falte produto a pronta entrega.”

Preencha o formulário abaixo e veja como a plataforma pode ajudar cooperativas e revendas agrícolas a maximizar os resultados:

Conclusão

O planejamento de vendas de defensivos agrícolas para a safra de verão é essencial para maximizar o sucesso de sua revenda ou cooperativa agrícola.

A análise detalhada de dados, projeções de mercado, segmentação de clientes e uso de ferramentas de business intelligence são fundamentais para alcançar resultados positivos.

Por isso, siga as etapas acima e considere utilizar também os relatórios de receituário agronômico da AgroReceita, que oferecem insights valiosos para a sua tomada de decisões e fortalecem sua posição no mercado agrícola.

Sobre o Autor

Autor do texto

Mário Bittencourt

Jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão.

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