CRM no agronegócio: como traçar estratégias

O CRM no agronegócio deve ser adotado para potencializar a performance de vendas de insumos agrícolas, sobretudo em revendas e cooperativas agrícolas

O uso de tecnologias para o aumento das vendas tem avançado cada vez mais em empresas do agronegócio, especialmente nas revendas e cooperativas agrícolas.

Dentre essas tecnologias, está o CRM (Customer Relationship Management), uma poderosa ferramenta de relacionamento com os clientes e otimização do trabalho da equipe de vendas.

O CRM no agronegócio proporciona maior ganho de eficiência por meio da análise de dados, o que possibilita traçar estratégias para potencializar as negociações.

Assim, num mundo cada vez mais competitivo, com desenvolvimento do setor, é preciso estabelecer relações que fidelizem cada vez mais os clientes e promova a atração de outros. Saiba mais neste artigo!

O que é CRM agro?

O CRM agro é um sistema de gestão que auxilia revendas e cooperativas agrícolas a potencializar suas vendas de insumos, a exemplo dos defensivos agrícolas.

Na plataforma de um sistema de CRM é possível registrar dados dos clientes e, a partir de uma análise dos mesmos, direcionar as vendas para atender às necessidades específicas.

Podem ser armazenadas diversas informações, como nome, endereço, telefone, estatísticas de visitas ao site da empresa ou ao aplicativo, além de outras interações, como em redes sociais e pesquisa sobre produtos.

É possível ainda registrar dados de potenciais clientes (leads) e aumentar a eficiência na realização de novos negócios, sendo essencial sobre qual decisão tomar sobre promoções e direcionamento de produtos e serviços relacionados aos defensivos agrícolas, a exemplo da emissão de receituário agronômico.

De modo geral, o CRM possibilita que as oportunidades de negócios sejam identificadas com mais facilidade pela equipe comercial, bem como pelos gestores, os quais podem estabelecer metas mais elaboradas de vendas.

Para revendas e cooperativas do agronegócio, o CRM permite construir com os clientes um relacionamento mais fiel e duradouro. Mas ela é muito útil também para outras finalidades, a exemplo da:

  • agilidade na coleta de dados de clientes e leads, com eliminação de erro humano, já que isso é feito de forma automática;
  • menor tempo para treinamento, devido à automatização do sistema e a sua usabilidade intuitiva, de fácil aprendizado;
  • maior eficiência para buscar informações sobre os clientes e atendê-lo dentro da sua necessidade ou com prospecção de novos negócios;
  • amplitude de conhecimento da empresa sobre a sua clientela, desempenho da equipe de vendas e produtos ou serviços que estão sendo mais buscados.

Nesse sentido, o CRM colabora para uma melhor comunicação com os clientes e leads, clara e objetiva, dentro da necessidade apresentada pela demanda.

Qual o principal objetivo do CRM no agronegócio?

O principal objetivo do CRM no agronegócio é proporcionar um relacionamento mais próximo com clientes para melhor atender às suas demandas, fidelizando-os, captar leads e estabelecer estratégias de vendas mais eficientes. 

Assim, no conjunto de ações e atividades de uma revenda ou cooperativa agrícola, o CRM possui papel fundamental para o melhor desenvolvimento econômico com a potencialização das vendas.

No próprio sistema é possível ter uma visão mais abrangente de todas as movimentações comerciais ou de forma integrada com a parte financeira e administrativa da empresa, por meio de um sistema ERP.  

Mas é importante também saber que o CRM pode variar, de acordo com o tipo de sistema. Assim, é essencial saber que tipo de CRM usar para a sua empresa. Confira abaixo 4 tipos de CRM.

Engenheiro Agrônomo utilizando o CRM (Fonte: Canva)

Quais são os 4 tipos de CRM?

Os quatro tipos de CRM são:

  1. CRM operacional: é voltado para as tarefas do dia a dia da equipe comercial e para o atendimento aos clientes;
  2. CRM analítico: mostra dados de KPIs, com informações sobre performance dos vendedores com as vendas;
  3. CRM colaborativo: possibilita que dados operacionais e analíticos sejam integrados, permitindo análises mais abrangentes;
  4. CRM estratégico: é o mais completo que existe, tendo todas as funções anteriores, sendo de grande utilidade para analisar dados e tomar decisões estratégicas.

Ao desenvolver esses 4 tipos de CRM, uma revenda ou cooperativa agrícola pode conhecer a fundo o seu público e estabelecer estratégias de marketing mais direcionadas, como por exemplo, oferecer determinado produto para um grupo de clientes específico. 

Dessa forma, os clientes vão também ganhando mais confiança na revenda ou cooperativa agrícola, em relação ao que ela está oferecendo para eliminar suas dores.

Uma outra facilidade de um CRM no agronegócio é que há a possibilidade de ser utilizado também por equipes de campo, não só as que estão responsáveis pelas vendas diretas na empresa.

É fundamental acompanhar os clientes nas propriedades rurais para obter dados e informações sobre suas necessidades, o que dinamiza a rotina do setor comercial, tendo em vista que é possível fazer atualizações em tempo real.

Essa relação mais próxima, a campo, é também de grande importância para um atendimento mais humanizado e ganho de confiança por parte dos clientes em relação à revenda ou cooperativa agrícola.

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Com o CRM do AgroReceita você otimiza seu pipeline em minutos e tem mais visibilidade de suas operações:

  • Organiza suas tarefas diárias e avisa o usuário das atividades pendentes;
  • Interage com os clientes atuais e prospectar novos clientes;
  • Automatiza seu processo de vendas e pós-vendas;
  • Realiza o registro das ações para futuras consultas, como: tentativa de ligação, agenda de reuniões, envio de e-mails, e-mails lidos e respondidos;
  • Mantém suas informações salvas em um banco de dados, permitindo uma análise das razões pelas quais negócios não foram fechados;
  • Utilize o CRM do AgroReceita e foque no que mais importa: a relação com clientes.

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Conclusão

O CRM no agronegócio é uma ferramenta essencial para o setor agrícola, desempenhando um papel fundamental no sucesso das revendas e cooperativas agrícolas.

Ele ajuda as empresas a fortalecer seus relacionamentos com clientes, melhorar a eficiência operacional e tomar decisões informadas com base em dados.

Com essa solução, revendas e cooperativas agrícolas podem prosperar em um ambiente competitivo, oferecendo serviços de alta qualidade e impulsionando seu crescimento.

Sobre o Autor

Autor do texto

Mario Bittencourt 

Jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão.

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