CRM para o agro: mais oportunidades
para o seu negócio
Sumário
Entender quais são os benefícios do CRM para o agro e como colocá-lo em prática é fundamental para gerar mais oportunidades para o seu negócio.
Assim como outras ferramentas de gestão, o CRM tem por objetivo otimizar os processos focados na construção de relacionamentos duradouros com os clientes e no planejamento das estratégias de vendas.
No caso do agronegócio, pode ser considerado como uma ferramenta estratégica para que os profissionais responsáveis pelas vendas dos defensivos agrícolas tenham total controle da base de clientes atendidos e dos clientes potenciais.
Para entender como o CRM do AgroReceita pode te auxiliar nessa questão, continue a leitura deste artigo e veja como uma ferramenta bem estruturada pode agregar valor ao seu negócio, melhorando a qualidade de relacionamento com o seu público e gerando mais vendas.
O que é um sistema de CRM?
O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em portugues, é um sistema que reúne um conjunto de estratégias de planejamento, registro e organização de dados, otimizando todos os pontos de contato entre os consumidores e as empresas.
Na prática estamos falando de uma ferramenta que gerencia a captação, conversão e retenção de novos leads e a fidelização de clientes, a partir da automatização de processos.
Pode operar através de softwares locais, instalados em computadores, e na nuvem, permitindo o acesso a partir de dispositivos móveis ou de qualquer navegador.
Com um sistema de CRM é possível fazer o acompanhamento personalizado de cada lead ou clientes da base. Através da coleta de dados, como localização, perfil profissional, interação e principais interesses é possível mapear o comportamento desses clientes, estabelecendo estratégias mais assertivas de atendimento, marketing, vendas, etc
Qual é a Importância do CRM para o agronegócio?
Como sabemos, a utilização de sistemas automatizados no campo contribui para processos mais sustentáveis, garantindo mais assertividade nas tomadas de decisão e na gestão da propriedade.
De acordo com o Índice AgroTech, que mede o nível de automação do agronegócio brasileiro, um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Automação- GS1 Brasil, revelou que esse índice teve um aumento de 12,5% entre 2019 e 2021.
O investimento em tecnologia, como o uso de maquinários agrícolas à distância, seleção de sementes e a regulação do uso de defensivos agrícolas, entre outros, sem dúvidas, é um dos motivos pelos quais o setor agrícola continua crescendo.
Nesse sentido, a forma de fazer negócio mudou e o CRM se tornou um importante aliado das empresas que se relacionam com os clientes do agronegócio.
Considerando que a experiência do cliente dentro do agro se tornou um grande diferencial, para garantir uma boa jornada de compra é primordial os profissionais técnicos, responsáveis pela prescrição e vendas de agroquímicos, bem como as empresas distribuidoras de insumos agrícolas, interajam de forma assertiva com esses clientes.
A interação poderá se dar de diversas formas, presencial ou online, visitas no campo ou mesmo durante a entrega da compra dos produtos.
Ao utilizar um sistema de CRM para o agro é possível entender os anseios e as necessidades dos produtores rurais e oferecer a melhor solução para as suas lavouras.
Como o CRM do AgroReceita pode impactar o seu negócio?
Um dos maiores desafios enfrentados pelos distribuidores de insumos agrícolas é definir estratégias assertivas que seu time de vendas precisa executar no dia a dia, daí a importância de contar com um sistema de CRM eficaz.
O CRM do AgroReceita permite que você organize os seus contatos de forma prática e segura, cadastrando um novo cliente ou registrando as interações com os atuais clientes.
Com isso você ganha mais controle sobre os processos de vendas, podendo ir de encontro com as necessidades dos clientes, como disponibilidade de horários, se já foi seu cliente antes ou se já comprou da concorrência, produto ou serviço que está procurando, etc…
Com o CRM do AgroReceita você otimiza seu pipeline em minutos e tem mais visibilidade de suas operações:
- Organiza suas tarefas diárias e avisa o usuário das atividades pendentes;
- Interage com os clientes atuais e prospecta novos clientes;
- Automatiza seu processo de vendas e pós vendas;
- Realiza o registro das ações para futuras consultas, como: tentativa de ligação, agenda de reuniões, envio de emails, emails lidos e respondidos;
- Mantém suas informações salvas em um banco de dados; permitindo uma análise das razões pelas quais os negócios que não foram fechados.
Utilize o CRM do AgroReceita e foque no que mais importa, a relação com clientes.
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Conclusão
O CRM é um sistema focado em satisfazer, reter e fidelizar consumidores, alavancando o fechamento de negócios. Por isso é muito importante contar com uma ferramenta eficaz para gerenciar suas atividades.
Sobre o Autor
Cristina Gonçalves
Relações Públicas e CEO AgroReceita
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