Os herbicidas inibidores da ALS são usados para controle de plantas daninhas de eudicotiledôneas (folhas largas), monocotiledôneas (folhas estreitas) e ciperáceas, a depender do produto.
O metsulfuron, por exemplo, é usado no controle de plantas daninhas de folhas largas na cultura do trigo, cevada, aveia, arroz, cana-de-açúcar e pastagem.
O nicosulfuron é utilizado para controlar gramíneas e eudicotiledôneas na cultura do milho
O chlorimuron é usado no controle de plantas daninhas eudicotiledôneas anuais, na cultura da soja, com tempo de meia-vida de 7,5 semanas.
O herbicida imazaquin também é recomendado para o controle de plantas daninhas eudicotiledôneas na cultura da soja e, possui um tempo de meia-vida de 7 meses.
Já o herbicida imazathapyr possui um tempo de meia-vida de 60 dias, é recomendado para o controle de monocotiledôneas e eudicotiledôneas na cultura da soja.
O imazamox é registrado para as culturas de soja e feijão, tem tempo de meia-vida de 15 dias e controla, também, monocotiledôneas e eudicotiledôneas.
O herbicida imazamox também é utilizado nas culturas tolerantes aos herbicidas do grupo químico das imidazolinonas: trigo, girassol e canola.
Para o controle de tiririca (Cyperus rotundus) e outras espécies de plantas daninhas perenes, o imazapyr é um dos herbicidas recomendados.
O imazapyr é um produto que consegue translocar para as raízes e rizomas das plantas perenes.
A associação de imazapyr + imazapic, por exemplo, é utilizada no controle de arroz-vermelho e capim-arroz na cultura do arroz tolerante a imidazolinonas.