Digitalização de serviços: como usar na sua loja agropecuária?
Sumário
Digitalização da loja agropecuária: saiba como fazer e quais são os benefícios de oferecer serviços online por meio de uma atuação estratégica
A digitalização dos serviços de lojas agropecuárias é uma tendência cada vez maior, impulsionada pelos novos hábitos dos produtores rurais relacionados às compras online por meio dos marketplaces.
Uma pesquisa recente da McKinsey apontou que no agronegócio esse tipo de serviço já é utilizado por 71% dos agricultores em suas jornadas de compra, o que demonstra a grande importância de ter uma loja online para maximizar os lucros da loja física.
Essa tendência é um chamado também à modernização, com a integração dos serviços entre a loja física e a online. Mas, como fazer isso? Quais serviços oferecer? Quais são os benefícios? É o que vamos abordar neste artigo. Confira!
Loja agropecuária online: quais serviços oferecer?
Sua loja agropecuária online pode oferecer serviços de logística para entrega de produtos (delivery), especialidades, como em agricultura de precisão e análise de dados, atendimento digital por meio de robôs (chatbots) e gestão agrícola, entre outros.
Assim, diversos são os serviços online para loja agropecuária que podem ser oferecidos, o que favorece também a uma melhor gestão de clientes e de estoques, já que muitas das soluções digitais para revendas agrícolas trabalham com sistemas de CRM para o agro.
Na loja online podem ser oferecidos os mesmos produtos que estão na loja física, tais como:
- defensivos agrícolas (químicos e biológicos);
- adubos e fertilizantes;
- sementes;
- medicamentos veterinários e insumos (seringas, agulhas, pistolas);
- rações suplementos nutricionais para animais;
- ferramentas agrícolas (enxada, pá, cavadeira, foices);
- máquinas (roçadeiras, mini tratores, motosserra) e equipamentos para sistemas de irrigação (mangueiras, canos, telas, lonas);
- materiais para infraestrutura (arames, madeiras para cercas, martelos, pregos);
- vestimentas do dia a dia (botas, chapéus, coletes) e EPIs (equipamentos de proteção individual);
- facas, canivetes, tesouras e facões.
Devido à variedade de serviços e produtos, é comum que algumas lojas agropecuárias já trabalhem hoje com o conceito de shopping rural, um local onde o produtor rural consegue ter todas as suas necessidades atendidas.
O que não pode faltar em uma loja agropecuária?
Os itens indispensáveis para loja agropecuária são os relacionados às atividades mais básicas do produtor rural, seja ele da área agrícola ou da pecuária.
Assim, tudo o que envolve o cotidiano de trabalho em uma fazenda deve ter na loja agropecuária, a exemplo de ferramentas (facão, cordas, enxadas), vestimentas, medicamentos, variedade de sementes, adubos e fertilizantes, defensivos, rações.
Um ponto de atenção é sobre as épocas de maior demanda de alguns produtos e serviços. Muitos produtores hoje em dia trabalham de forma planejada, com a compra antecipada de insumos. Neste sentido, é essencial para loja agropecuária — e de grande importância para a estratégia de vendas — oferecer em maior quantidade e no momento certo produtos que vendem mais em determinadas épocas do ano.
Para aperfeiçoar a estratégia de negócios, convém analisar os dados do histórico de vendas e fazer o planejamento da compra dos produtos com base em projeções — forecast de vendas. O uso de um bom sistema de CRM também auxilia bastante a prever a demanda, sobretudo se ele já tiver um banco de dados com o histórico de outros anos.
O uso de um bom sistema de CRM também auxilia bastante a prever a demanda, sobretudo se ele já tiver um banco de dados com o histórico de outros anos.
Além disso, para a venda de defensivos agrícolas, é essencial que as lojas agropecuárias sigam as normativas vigentes do MAPA e dos fabricantes, garantindo a prescrição correta destes produtos por meio do receituário agronômico. Este documento é fundamental para assegurar que o uso dos produtos seja feito de maneira responsável e em conformidade com as regulamentações, protegendo a lavoura e o meio ambiente.
O receituário pode ser emitido por profissionais de Engenharia Agronômica e Florestal, além de técnicos agrícolas, de online na plataforma da Agroreceita, que proporciona mais agilidade, segurança e eficiência na emissão do receituário.
Um dos principais benefícios de usar a plataforma é que ela está em constante atualização das bulas dos defensivos, de modo a estar de acordo com a legislação nacional e de cada Estado. Inclusive, a ferramenta não permite a digitação de dados em desacordo com a legislação, o que evita erros de emissão.
O que mais vende em lojas agropecuárias?
Entre os itens que mais saem em lojas agropecuárias, estão:
- ferramentas de trabalho;
- vestimentas;
- sementes e mudas de plantas;
- arames, folhas de zinco, cercas;
- rações de animais;
- medicamentos veterinários
- defensivos agrícolas;
- adubos e fertilizantes.
O ranking dos produtos mais vendidos em agropecuária pode variar bastante, sobretudo em decorrência da época do ano e da região onde está inserida a loja agropecuária.
Dois pontos de atenção são a qualidade dos produtos e os fornecedores, que devem ser de confiança e atender os pedidos com rapidez. É o mesmo tipo de relação que você precisa ter com o produto rural.
Vendedora na loja agropecuária. (Fonte: Canva)
O que dá mais lucro na loja agropecuária?
O que dá maior lucro em loja agropecuária são os produtos e serviços diretamente ligados ao cotidiano das atividades de uma fazenda, já que eles são essenciais para a realização de atividades-chave da produção agrícola ou da criação de animais.
Assim, produtos como ração para animais, medicamentos veterinários e seus insumos, ferramentas de trabalho no campo, vestimentas, adubos e fertilizantes, bem como defensivos agrícolas, devem estar sempre em estoque.
As margens lucrativas em revendas agrícolas podem ser bastante variáveis, sobretudo porque alguns produtos com mais vendas, como fertilizantes, adubos e defensivos, são, em sua maioria, importados e sofrem influência direta do mercado de câmbio do dólar.
Além disso, fatores geopolíticos, guerras e mudanças climáticas podem ter grande influência no nível de oferta dos produtos, bem como nos preços. Por isso, ao verificar o que dá mais lucro em sua loja agropecuária, esses fatores devem ser levados em conta.
Como implantar serviços digitais na loja agropecuária?
O primeiro passo para a implantação de serviços digitais na sua loja agropecuária é a realização de um estudo sobre os serviços que são oferecidos e as respectivas empresas.
Hoje em dia, com a tecnologia avançando a passos largos, sobretudo por conta da inteligência artificial, a concorrência tem sido bastante acirrada, com várias ferramentas digitais para o agro disponíveis, o que favorece à redução de custos para implantar o serviço e ao aumento de atividades e funções que os sistemas oferecem.
Assim, ao implantar um serviço digital, você deve escolher ao menos três que mais se aproximam daquilo que deseja para a sua loja e ao final decidir por aquele que mais se adequa ao seu nível de investimento, que pode ser feito ao longo do ano.
Mas você deve essencialmente escolher por plataformas que ofereçam e-commerce, automação de vendas e um bom CRM para analisar os dados dos seus clientes e criar estratégias.
O próximo passo é pensar em como digitalizar loja agropecuária e fazer a integração dos dados e sistemas já existentes em sua loja (caso já os tenha) com a plataforma que escolheu.
Faça a opção por sistemas que possibilitem fazer uma integração de forma simples e de preferência que seja operado na nuvem, para aceleração do processamento de dados. Verificar o nível de assistência técnica que a empresa oferece também é essencial.
Benefícios dos serviços digitais na loja agropecuária
As vantagens dos serviços digitais no agronegócio são a melhora da eficiência operacional, a redução de erros e a maior satisfação dos clientes.
Outros benefícios da digitalização no agro são:
- Redução de custos operacionais: com uma loja virtual, você não precisa se preocupar em estar em todos os lugares de forma física e sim apenas em pontos estratégicos, o que reduz bastante os seus custos e ao mesmo tempo aumenta a sua presença junto ao público alvo, por meio de estratégias de vendas online;
- Ampliação do público alvo: as suas ações de marketing terão uma abrangência bem maior no mundo virtual do que no mundo físico, inclusive de forma simultânea por meio de divulgações em redes sociais. Para maior eficiência no uso dessas ferramentas, conte com um especialista que saiba fazer um bom planejamento de ação de marketing baseado em suas necessidades de vendas;
- Loja aberta 24 horas: seus canais de vendas, com a loja agrícola online, ficam abertos 24 horas por dia, bem como o seu atendimento direto ao cliente, por meio dos chatbots, os quais podem ser treinados para responder às principais dúvidas dos seus clientes, além de incluir outras que ainda não estão na lista, de modo a ir aprimorando cada vez mais a experiência do usuário.
A experiência do usuário deve ser um dos principais focos quando se trata de loja agropecuária online, já que é nesse ambiente que ele vai se sentir atraído a comprar um produto.
Não basta somente ter um produto com preço bom e que seja de qualidade. O cliente só vai chegar até o seu site se você alinhar o produto às estratégias de marketing adequadas, como o SEO técnico e de conteúdo orgânico, que garantem uma presença maior na internet por meio dos mecanismos de busca, essencialmente o Google.
Integração da loja agropecuária com plataformas online
A integração da sua loja agropecuária com plataformas online deve ser feita com muito cuidado, sobretudo quando se trata de uma empresa que já possui um banco de dados robusto.
Convém, antes de fazer a integração, realizar o tratamento e revisão dos dados, bem como verificar se há informações que precisam ser complementadas ou até mesmo eliminadas, se não fizerem mais sentido para a empresa.
Dados antigos, referentes às vendas de produtos que não são mais comercializados, por exemplo, podem ser excluídos. Verifique se há dados que estão precisando ser melhor categorizados, de modo a tornar a organização mais sintética.
Após a avaliação inicial para a integração, deve ser elaborado o mix de produtos que serão vendidos na plataforma online e sua respectiva organização por categorias e marcas.
Em seguida, escolha se você terá a sua plataforma própria ou vai atuar com um marketplace, cujo maior exemplo que temos hoje no Brasil, sendo um caso de sucesso, é o da Orbia. Voltada exclusivamente para o agro, a plataforma conecta lojas agropecuárias com os produtores rurais.
A vantagem de um marketplace é que você já tem tudo pronto e fica mais barato, mas segue um padrão da empresa que fornece o serviço. No caso da sua própria plataforma, há um custo maior, contudo você pode personalizar da forma que achar melhor e ter somente seus produtos.
Um dos investimentos mais importantes é com relação ao CRM, que vai ter que dar as informações para melhor gestão das suas vendas e a elaboração de estratégias de negócios e logística.
Você pode fazer a integração do CRM com marketplaces, ou com a sua plataforma, como ocorre com o CRM da Agroreceita, que é uma excelente maneira de você conectar a loja agropecuária a plataformas digitais.
Integração do CRM para o agro
O CRM da AgroReceita, disponibiliza alguns benefícios como o kanban intuitivo otimizando a gestão dos leads (atuais e potenciais clientes), otimizando as suas vendas e melhorando a organização das tarefas diárias.
Com o CRM para o agro você foca no que realmente importa: os seus clientes. Você pode:
- Otimizar seu pipeline em minutos e ter mais visibilidade das suas operações;
- Ganhar mais controle e previsibilidade sobre os processos do seu dia a dia;
- Priorizar a relação com seus clientes e deixar as tarefas manuais de lado;
- Escalar suas vendas gastando menos tempo e recursos.
Além do CRM para o Agro, a AgroReceita ainda inclui:
- Compêndio agrícola;
- Receita agronômica;
- Assinatura eletrônica;
- Previsão do tempo;
- Guia de aplicação;
- API de integração;
- Homologação junto às Defesas;
- Emissão de FDS (FISPQ) e Ficha de Emergência.
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Conclusão
Uma plataforma online pode funcionar como ótimo canal de vendas para a sua loja agropecuária. É uma ferramenta que você deve levar muito em consideração, sobretudo para ter presença na internet e redes sociais, onde a grande maioria das pessoas hoje se conectam e fazem negócios.
No agronegócio, essas plataformas online estão cada vez mais ganhando espaço e importância, devido à procura por parte dos produtores rurais, por conta das facilidades que elas oferecem, como serviços de entrega, tempo reduzido de atendimento e menores preços.
Mas para elas serem um motor de vendas para sua loja agropecuária, é preciso atuar com um CRM para o agro junto a sua loja online, pois assim sua atuação será baseada em dados reais sobre seus negócios e clientes, podendo alcançar novos patamares de vendas.
Sobre o Autor
Mário Bittencourt
Jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão.
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