Estratégias de vendas de defensivos agrícolas

trator aplicando defensivos agricolas

Vendas de defensivos agrícolas: veja dicas para escolher o produto mais adequados visando combater o problema dos produtores rurais de forma segura e eficiente.

A proteção de cultivos está entre as atividades que requerem maior cuidado por parte dos agricultores, tendo em vista que se não for tomada providência no menor espaço de tempo possível, corre-se o risco de perder toda a lavoura ou boa parte dela.

Por isso, quem faz o diagnóstico do problema, a exemplo de profissionais agrônomos, engenheiros florestais e técnicos agrícolas, deve ser cada vez mais certeiro na resolução do mesmo, ao prescrever defensivos que façam o produtor rural dormir mais tranquilo.

Além de conhecer os produtos mais eficazes para determinado problema, é necessário verificar alternativas mais eficientes e sustentáveis, além da autorização de aplicação, conforme a legislação de cada estado.

Em pouco tempo, seus clientes vão reconhecer a sua competência profissional e confiar cada vez mais em seu trabalho e no da sua empresa. Saiba mais neste artigo! 

Vendas de defensivos agrícolas: quem pode fazer?

As vendas de defensivos agrícolas podem ser feitas no Brasil somente com apresentação de receituário agronômico, assinado por profissionais agrônomos, da engenharia florestal ou técnicos agrícolas, com seus respectivos registros profissionais ativos, conforme a Lei 7.802, de 11 de julho de 1989.

Além disso, para que ocorra a venda, o produto deve ter:

  • indicações para a identificação do produto;
  • instruções para utilização;
  • informações relativas aos perigos potenciais à saúde e ao meio ambiente;
  • recomendações para que o usuário leia o rótulo antes de utilizar o produto.

Fique atento, pois a emissão dos receituários agronômicos de forma errada, displicente ou indevidos, bem como a utilização do produto fora do recomendado pelo fabricante ou órgãos registrantes e sanitários/ambientais, acarretam em responsabilidades administrativas, civis e penais.

Assim, uma boa estratégia de vendas de defensivos agrícolas começa pelo cumprimento da lei, seja ela de abrangência nacional ou estadual, já que há produtos que são de uso autorizado apenas em alguns estados e em outros não. 

Como ser um bom vendedor de defensivos agrícolas?

Para ser um bom vendedor de defensivos agrícolas, é preciso ir muito além de conhecer os produtos para proteção de cultivos e atuar de forma estratégica, sempre aliando o conhecimento profissional com a prática no campo.

No trabalho de campo, no atendimento às fazendas, é muito comum, por exemplo, dizer que determinada solução depende de outros fatores que envolvem a produção rural, não apenas aquilo que aparenta ser o maior causador do problema.

Por isso, para que haja a emissão do receituário agronômico deve haver uma análise mais aprofundada, de preferência embasada no conhecimento científico e das características da lavoura, como clima, solo, manejos adotados ao longo do tempo, etc.

Na venda de defensivos agrícolas é de grande importância uma comunicação clara sobre o que está sendo levado em conta no momento da emissão de um receituário agronômico, bem como quais procedimentos devem ser adotados para a sua aplicação.

A relação entre quem vende o produto químico e quem compra é sempre de confiança na solução que está sendo proposta, e se ela não der certo a tendência é buscar alguém que apresente a resolução correta.

Deve fazer parte da rotina de um vendedor de defensivos agrícolas o contato presencial com os clientes, mesmo que hoje em dia, com o avanço da digitalização no campo, haja uma maior troca de contatos por meio de aplicativos de mensagem, bem como o aumento das negociações utilizando-se os mesmos meios, conforme a McKinsey.

A criação de um banco de dados com informações sobre os clientes e seu histórico de compras também ajuda na recomendação dos produtos e na antecipação de geração de demanda, através de uma análise com o uso de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management)

Vendedor de defensivos agrícolas

Vendedor de defenfivos agrícolas. (Fonte: Canva)

O que são estratégias de comercialização agrícola?

As estratégias de comercialização agrícola são um conjunto de ações que devem ser planejadas baseadas em dados, para uma assertividade cada vez maior e ganho de eficiência no alcance de metas de venda.

Hoje em dia o CRM é uma das principais ferramentas para estratégias de vendas no agronegócio, sobretudo no que se refere à potencialização das vendas por parte de uma equipe, fazendo com que haja um desempenho mais coletivo do que individual na empresa.

A partir da análise de dados no CRM, é possível estabelecer uma melhor relação com os clientes, além de registrar informações sobre potenciais compradores dos produtos, assim como verificar possíveis tendências.    

Assim, é possível, por exemplo, saber de forma antecipada, se determinado cliente é mais ou menos aberto a determinada solução para um problema que atinge a sua lavoura, como os defensivos biológicos, cujo mercado está em expansão, mas apresenta ainda menor utilização do que os produtos convencionais.

Essencial também para isso é ter uma relação transparente com os clientes, informando o tempo de ação de determinado produto, quantidades ideais e cuidados que se deve ter com a aplicação do mesmo.

A equipe de vendas deve estar bem treinada para trabalhar com a ferramenta de CRM, já que os insights sobre as estratégias de comercialização são advindos das análises realizadas na plataforma.

Dúvidas que vão surgindo ao longo da jornada de trabalho devem ser compartilhadas entre a equipe para facilitar o entendimento a respeito de como utilizá-la, bem como verificar a melhor forma de responder às demandas dos clientes.

Importância do receituário nas vendas de defensivos agrícolas

A emissão do receituário agronômico é um dos momentos mais importantes de uma estratégia de vendas, pois é o momento em que o profissional coloca em prática o seu conhecimento para auxiliar o produtor rural dentro da sua necessidade.

Neste sentido, o receituário deve ser feito com critério e conhecimento sobre a legislação, sobretudo estadual, já que há produtos químicos que podem ser utilizados em alguns estados do Brasil e outros são proibidos.

A sua estratégia de vendas pode ser maior impulsionada por meio da plataforma digital da AgroReceita, onde você encontra um novo jeito de emitir o seu receituário agronômico, com muito mais agilidade e sem medo de estar desatualizado com a legislação.

A AgroReceita trouxe para quem trabalha com a emissão de receituário agronômico a experiência da empresa Sudeste Online, especialista na legislação de produtos químicos, com 22 anos de atuação no mercado do agronegócio. 

Na plataforma, é possível emitir o seu receituário agronômico em menos de 1 minuto e ainda fazer a integração com seu sistema ERP. Basta você ter apenas uma assinatura digital e emitir o seu receituário de forma rápida e segura. 

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Conclusão

A eficiência nas vendas de defensivos agrícolas é uma tarefa que requer conhecimento técnico sobre os produtos, aliada a estratégias baseadas em análise de dados com uso de plataformas digitais, a exemplo do CRM.

É de grande importância também o treinamento da equipe de vendas para que haja uma boa comunicação com os clientes, entendendo quais são as suas necessidades e propondo as melhores soluções, bem como para utilização da plataforma.

Da mesma forma, é preciso atuar com responsabilidade, seguindo a Lei 7.802/89, que determina que a emissão do receituário deve ser feita com base na legislação e por profissionais devidamente habilitados.

Para evitar correr o risco de emitir uma receita agronômica em desacordo com a legislação, utilize a plataforma da AgroReceita, onde o documento obrigatório para compra de defensivos é emitido de forma ágil e segura. 

Sobre o Autor

Autor do texto

Mario Bittencourt 

Jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão.

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