fbpx

Marketing no agronegócio para revendas e cooperativas agrícolas: como vender mais

Engenheiros-agrônomos se cumprimentando na lavoura, após fechar acordo através de marketing no agronegócio

Sumário

Descubra as principais tendências de marketing no agronegócio para revendas e cooperativas agrícolas, e como sua empresa pode se adaptar para vender mais, atrair novos clientes e se destacar

Criar estratégias de marketing para revendas e cooperativas agrícolas é uma tarefa que requer muito conhecimento sobre o mercado em que a empresa está inserida, os produtos e serviços que oferece, bem como seu público-alvo.

Ao longo dos anos, diversas metodologias de atrair o público para vendas vêm sendo implementadas, tendo algumas já consolidadas, como o marketplace, mas é preciso saber o momento certo de utilizá-las, quais produtos oferecer e como personalizar o relacionamento com o produtor rural por meio de dados e tecnologias digitais.

Ter atenção com os estoques, previsão de demandas, prazo de entrega e qualidade do produto também é essencial para as estratégias de marketing no agronegócio, devendo estas informações estarem no radar da gestão da revenda agrícola.

Além disso, é preciso atenção com recursos que podem ser um verdadeiro diferencial competitivo nas vendas, como receituário agronômico digital, a integração com plataformas de atendimento e a automação do contato com o cliente

Nesse contexto, o maior segredo para o aumento das vendas será se munir com o máximo de informações, sobretudo a partir da análise de dados, e acompanhar tendências com a digitalização do relacionamento para alcançar suas metas de vendas. É o que vamos mostrar neste artigo. Confira!

O que é marketing no agronegócio para revendas e cooperativas agrícolas?

O marketing para revendas agrícolas é uma ação estratégica para promoção de vendas que auxilia na conexão entre produtores rurais e os profissionais da área comercial, fortalecendo a marca e ampliando as oportunidades de negócio.

Uma das principais ferramentas para isso são as tecnologias digitais, que já vêm sendo utilizadas há anos por produtores rurais para a compra de insumos, maquinários, etc. e a venda de seus produtos, seja de forma direta ou em plataforma de marketing digital, conhecidas como marketplace.

Outros meios utilizados são as redes sociais, onde produtores rurais mais antenados com as tecnologias – e não são poucos – têm marcado presença constante em grupos de vendas e troca de informações sobre o setor.

Neste contexto, para uma loja agropecuária alcançar seus objetivos de vendas necessita estar antenada nesses temas e no comportamento dos seus clientes, para que possa criar estratégias de aproximação e estabelecer bons relacionamentos.

Diferenças entre marketing tradicional e marketing agro

As principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing no agro estão nas estratégias adotadas e no público alvo.

A maioria das estratégias de marketing buscam atingir um público amplo e urbano, enquanto o marketing das vendas agrícolas mira os produtores rurais e consultores agrícolas (técnicos, agrônomos, veterinários, zootecnistas).

Além de ter que lidar com um segmento de público, o rural, o marketing no agronegócio deve ter atenção com as particularidades do setor, como a sazonalidade das culturas agrícolas, as fases de produção, a dinâmica do mercado e os fatores internos e externos que influenciam tanto nos preços dos produtos quanto na demanda.

Isso porque os principais produtos que as revendas agrícolas comercializam são os insumos agrícolas, como adubos, fertilizantes e defensivos, que em sua maioria são importados e sofrem com as influências do mercado externo.

Assim, ao conhecer melhor o seu público e como funciona o setor, é possível elaborar estratégias de marketing que se aproximam mais da realidade do público-alvo e estabeleçam bons relacionamentos com os produtores rurais e consultores agrícolas.

A importância do relacionamento no agronegócio

Os bons relacionamentos são importantes em qualquer área e quando se trata do setor do agronegócio o talento para atrair e cativar as pessoas pode ser a chave para realizar bons negócios.   

Isso porque as pessoas do campo são muito tradicionais e gostam de manter relações de confiança, de preferência de longo prazo, seja para relações de amizade ou nos negócios.

As plataformas digitais auxiliam muito hoje a se aproximar desse público e iniciar bons relacionamentos. As redes sociais, por exemplo, podem abrir um canal de comunicação com o produtor rural ao oferecer um serviço ou produto que ele necessita naquele momento.

E por isso é importante conhecer o público do setor, já que a forma como será a aproximação vai depender do que será oferecido, quem está oferecendo e o momento em que isso é feito.

Neste contexto, conhecer as tendências do marketing no agronegócio é fundamental para se comunicar bem com o seu público. E isso deve ser feito com o uso de ferramentas digitais, além de uma boa pesquisa de mercado e avaliação sobre oferta e demanda dos produtos que são comercializados pela revenda agrícola.

Engenheiros-agrônomos se cumprimentando em estufa agrícola. Fonte: Canva

4 tendências de marketing para o agronegócio

Anote essas tendências de marketing para você aplicar na sua revenda agrícola. Elas vão te ajudar durante todo o ano de 2025.

1. Digitalização do relacionamento com o produtor rural

A principal tendência é a digitalização no relacionamento com produtor rural, que hoje em dia está buscando praticidade e rapidez na resolução das suas demandas, como compras ou troca de produtos.

Você pode, assim, criar plataformas digitais com canais de atendimento por meio de robôs (bots) para tarefas repetitivas e que deem respostas automáticas para seus clientes, agilizando o lado deles.

Agilizar a comunicação, com clareza e objetividade, é uma grande tendência, bem como facilitar a forma de pagamento dos produtos, como por meio de pix gerado por QRcode no site da sua empresa.

2. Conteúdo técnico como estratégia de autoridade

Sua empresa ter um blog é uma excelente estratégia de comunicação com seu público alvo. Produza e publique conteúdos técnicos originais que sirvam para orientar agricultores e consultores em sua lida diária, sobre os mais diversos assuntos.

Com isso, você vai criar autoridade junto ao seu público e demonstrar que se preocupa com ele, não estando interessado somente nas vendas. É como estamos fazendo aqui com você, já que os conteúdos do nosso blog servem de orientação para várias atividades importantes que você desenvolve.

Um detalhe essencial é que os conteúdos produzidos devem ter qualidade e serem úteis. Evite colocar notícias, pois isso o seu público já acessa em outros locais mais apropriados. Mas uma orientação de um agrônomo sobre como tratar determinada doença na cultura agrícola do seu cliente vai ser bem positivo para a imagem da sua empresa.

Para que os conteúdos alcancem um público maior, procure também trabalhar com profissionais de marketing de conteúdo para que o seu blog seja otimizado para motores de busca, o que ampliará a sua presença online.

3. Sustentabilidade como diferencial competitivo

As ações de sustentabilidade são essenciais para a sustentabilidade dos negócios. Elas melhoram a imagem da empresa, fazem com que seus funcionários sejam mais conscientes sobre o ambiente onde vivem e os clientes dão mais valor ao relacionamento, ao ver que há uma preocupação com o futuro do planeta.

Criar um calendário anual com ações específicas e regulares, como auxiliar na separação do lixo para reciclagem, descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos, plantio de árvores e o uso de maquinários menos poluentes, ajudam a revenda agrícola a criar uma imagem positiva que no final das contas servirá também como um diferencial competitivo.

4. Uso de dados e CRM para personalização de ofertas

O uso de dados e plataformas de CRM (Customer Relationship Management) para o agro estão entre as principais formas de relacionamentos estratégicos com os clientes e potencializar o trabalho da equipe de vendas.

Isso porque um sistema de CRM permite o registro e a análise de dados dos clientes, possibilitando direcionar as vendas de forma mais precisa para atender às suas necessidades específicas. 

Informações como nome, endereço, telefone, estatísticas de visitas ao site ou ao aplicativo da empresa, além de interações em redes sociais e buscas por produtos, podem ser armazenadas de forma organizada.

Além disso, o CRM possibilita o registro de dados de potenciais clientes (leads), aumentando a eficiência na captação de novos negócios e auxiliando na tomada de decisões estratégicas, como promoções e direcionamento de produtos e serviços, incluindo a emissão de receituários agronômicos dos defensivos agrícolas.

De forma geral, o CRM facilita a identificação de oportunidades de negócios tanto pela equipe comercial quanto pelos gestores, que passam a contar com mais embasamento para estabelecer metas de vendas.

O receituário agronômico como ferramenta de marketing

Um marketing eficiente no agronegócio vai além da promoção de insumos: ele está fundamentado na geração de valor técnico e na construção de confiança com o produtor rural. 

Nesse contexto, a emissão do receituário agronômico, além de obrigatória, torna-se uma oportunidade estratégica para fortalecer o vínculo com o cliente e posicionar a revenda como referência em responsabilidade técnica e recomendação personalizada.

Esse documento, que conecta diretamente o diagnóstico da lavoura à prescrição precisa dos defensivos agrícolas, pode ser explorado como um diferencial competitivo. Quando entregue de forma profissional, ele contribui para a percepção de qualidade, fortalece a reputação da equipe técnica e amplia as chances de fidelização.

Mais do que uma exigência legal, o receituário agronômico é a expressão do conhecimento técnico do responsável, que avalia a realidade da lavoura, identifica a praga ou doença presente e prescreve o produto adequado, com a dose correta e dentro das normas vigentes. Uma ferramenta que une conformidade, responsabilidade e inteligência agronômica.

Profissionalismo e agilidade na emissão como diferencial

Ao empregar o seu conhecimento na emissão do receituário agronômico, é preciso atuar com agilidade, o que pode ser feito por meio de tecnologias digitais, sendo este um grande diferencial.

Ao trabalhar dessa forma, a loja agropecuária estará demonstrando que está atualizada com as principais tendências tecnológicas e preocupada em utilizá-la para tornar o atendimento mais rápido para o cliente.

Integração com a plataforma AgroReceita para agilizar o atendimento

A integração com a plataforma da AgroReceita é uma excelente solução para agilizar o atendimento, organizar dados e garantir conformidade com as exigências técnicas e legais para a emissão do receituário agronômico.

Isso porque a plataforma permite que profissionais de revendas e cooperativas agrícolas emitam receituários agronômicos com mais agilidade e segurança, contando com bulas dos defensivos, sempre atualizadas, filtros inteligentes e recursos que apoiam a recomendação técnica mais precisa e em total conformidade com a legislação.

Dessa forma, é possível facilitar o acompanhamento da jornada do produtor rural, desde o diagnóstico até a compra e aplicação correta dos defensivos agrícolas. Além de agregar valor ao serviço prestado, essa integração contribui para simplificar processos, reduzir erros e otimizar o tempo do técnico e do cliente.

A AgroReceita também oferece uma interface amigável e pode ser integrada ao seu sistema ERP, criando um ciclo completo de relacionamento entre o produtor e a revenda.

Conclusão

No marketing para revendas e cooperativas agrícolas, é visível um processo acelerado de transformação digital. Por isso, quem deseja vender mais e se destacar nesse precisa adotar estratégias com o uso de dados e a digitalização de processos.

Outras ações importantes, e que contribuem para a fidelização dos clientes, são a oferta de conteúdo de qualidade e uso inteligente de ferramentas digitais, como CRM, para análise de dados e personalização de atendimento.

De maneira complementar e igualmente importante, plataformas como a da AgroReceita ajudam as lojas agropecuárias a estarem preparadas para enfrentar os desafios do setor, ampliar sua base de clientes e aumentar o seu volume de vendas.

Sobre o Autor

Autor do texto

Mário Bittencourt

Jornalista, SEO Copywriter e Mestre em Agricultura de Precisão pela UFSM

Receber newsletter